Olá viajantes, tudo bem? Hoje trago-vos uma curiosidade.
Como sabem eu tenho duas nacionalidades, italiana e brasileira, e sempre me questionei porquê que as cores dos passaportes são diferentes. E, aposto que alguns de vocês, também já fizeram a mesma pergunta ao verem uma cor diferente do vosso, grande parte da UE utiliza o bordô.
Por esse motivo fui à procura do verdadeiro motivo e descobri que no mundo só existem 4 cores de passaportes: Vermelho, Azul, Verde e Preto, existindo variações dessas cores. Essas diferenças devem-se às características religiosas, geográficas e políticas de cada país.
1 – Vermelha
É a cor mais comum e está muitas vezes associado a países comunistas, seja no passado ou na atualidade. China, Eslovénia, Geórgia, Letónia, Polónia, Rússia, Roménia e Sérvia têm passaportes vermelhos.
Países da União Europeia, com excepção da Croácia, e países interessados em aderir, Albânia, Macedónia e Turquia, utilizam o bordô e outros tons avermelhados.
Também a Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela utilizam esta cor.
2 – Azul
Simboliza o “novo mundo”. Países da América do Sul que pertencem ao MERCOSUL, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Os 15 países do Caríbe e também os Estados Unidos que já mudaram de cor pelo menos duas vezes.
3 – Verde
Grande parte dos países muçulmanos utilizam-na, Arábia Saudita, Egito, Marrocos e Paquistão. Acredita-se que era a cor preferida do poeta Maomé e simboliza a natureza e a vida.
Também a África Ocidental, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Níger e Senegal, utiliza esta cor. Neste caso associada à CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).
4 – Preto
Por fim, a cor considerada mais rara. Alguns países africanos, como Angola, Botswana, Burundi, Chade, Congo, Malawi e Zâmbia, utilizam o tom de preto.
E a nossa querida Nova Zelândia, uma vez que o preto é a cor oficial do país.

Uma outra curiosidade: atualmente a maioria dos passaportes são eletrônicos, ou seja, grande parte dos vistos de viagem já não requerem o transporte de uma folha, pois está no “cartão” do passaporte.
E que tal? Gostaram deste post? Deixem a vossa opinião e partilhem.
Boas viagens 🙂