Ilha das Flores – Açores | Tudo o que precisa saber

Olá Viajantes, como têm corrido as vossas férias? Hoje trago-vos a última públicação sobre esta maravilhosa ilha portuguesa.

Nos últimos anos a Ilha das Flores foi nomeada como uma das ilhas portuguesas mais bonitas e também como uma das melhores e digo-vos que essas nomeações não foram mera coincidência. Desafio-vos a visitarem a ilha e a não se apaixonarem por tanta beleza natural, por tanta paz e esplendor, duvido que o consigam.

Como chegar até lá, como visitar a ilha e qual a melhor altura do ano?

Sei que existe um barco que percorre todas as ilhas do arquipélago, mas a melhor opção é ir de avião. Não existem voos diretos, é necessário fazer escala na Horta, Ponta Delgada ou Terceira, com a SATA, TAP ou com a Ryanair. Porém, e quero que atentem bem a esta informação, ao irem com a Ryanair terão de pedir um “transfer” à SATA (é o único elo de ligação aérea entre as ilhas) e em caso de algum problema, como o mau tempo, não serão indemnizados ou recompensados. É muito comum acontecer atrasos e cancelamento de voos para as Flores e, por esse motivo, é preferível pagarem mais e voarem sempre com a SATA, pois nessas situações dão vales alimentação e estadia se necessário.

A melhor altura para visitar as Flores é sempre no Verão, contudo os preços tendem a ficar caríssimos nessas alturas e a solução seria visitar a ilha entre o período de Abril e Setembro. Ainda assim, tirando os meses de Julho e Agosto, é sempre uma incerteza com o tempo, é muito comum a presença de ventos fortes, tempestades e outros fatores meteorológicos que condicionam a ponte aérea.

Na minha opinião é essencial terem um carro para visitar a ilha, a menos que pretendam fazer apenas trilhos e acamparem por vários locais, mas ainda assim há outros pontos que necessitam do carro. E, é extremamente importante reservarem o carro com antecedência.

Quais os lugares a visitar?

O arquipélago dos Açores é conhecido por toda a sua riqueza paisagística, passando por toda a flora, elementos vulcânicos e biodiversidade marítima. Apesar de encontrarmos em algumas ilhas alguns locais a visitar que foram criados pelo Homem, na Ilha das Flores isso quase não acontece, a não ser nas suas pequenas freguesias. As principais são: Santa Cruz, Fajã Grande, Lajes e Ponta Delgada.

Para além dos Elementos Água (as cascatas e as 7 lagoas) e dos Trilhos, que já vos mencionei aqui, também não podem deixar de visitar as Piscinas Naturais de Santa Cruz e a Praia da Fajã Grande. E se tiverem um tempinho, também não podem deixar de visitar a Ilha do Corvo, num day-tour.

Quais os melhores trilhos?

É difícil dar-vos um parecer sobre qual o melhor trilho, pois são todos diferentes bem como as suas paisagens. Ainda assim, os meus dois preferidos são: PR1FLO que vai da Ponta Delgada até à Fajã Grande e o PR3FLO que inclui as lagoas e vai até ao Poço do Bacalhau. E para quem não tem tempo suficiente para fazer estes trilhos, mas quer muito fazer um, então dou como sugestão o trilho da Fajã de Lopo Vaz. Mas podem ler mais a respeito disto nesta publicação.

Restaurantes e “super”mercados na ilha

Por ser uma ilha pequena não existem “super”mercados em todas as freguesias, e até estou a escrever o super entre aspas, pois como devem calcular os locais são relativamente pequenos. Bom, mas vamos ao que importa. Os maiores locais de venda alimentar são em Santa Cruz e Lajes, onde existem 2 supermercados. Na Fajã Grande também existe um estabelecimento, porém reabriu há pouco tempo e ainda não tem grandes ofertas (atualização em Julho 2021). Em Ponta Delgada também encontram dois mini mercados, que têm o essencial.

Quanto a restaurantes, também os mais conhecidos e procurados são em Santa Cruz, Lajes e Fajã Grande. Deixo como sugestão o meu local preferido, na Fajã Grande, o Restaurante Costa. É um local pequenino, mas a comida é fantástica e os funcionários 5*.

Bombas de gasolina

Caso aluguem carro, que recomendo totalmente como já vos disse, é importante terem em atenção esta situação. Só existem duas bombas na Ilha, uma nas Lajes e outra em Santa Cruz. Atualmente, 2021, ambas contam com pagamento multibanco e por isso estão abertas 24h.

Bom viajantes, penso que esse seja o grande sumário em relação a todas as pequenas particularidades da Ilha das Flores. Caso tenham qualquer outra dúvida, não hesitem em contactar-me via Instagram ou Facebook.

Boas Viagens e uma ótima estadia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s